Como sair de casa preparado para se prevenir do coronavírus

Homem lava mãos na torneira

Uma das medidas mais recomendadas e eficazes para conter a disseminação do COVID-19 é o isolamento social. Como o vírus é transmitido através das secreções, a quarentena continua sendo a melhor opção.
Mas nem sempre conseguimos seguir essa recomendação por causa de trabalho ou para fazer compras. Em vista disso, trouxemos a você uma série de protocolos de cuidados e prevenções ao sair de casa.

Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis, correntinhas

Não é recomendado o uso destes objetos por serem canais de transmissão e muito difíceis de serem limpos periodicamente. Caso utilize-os, o ideal ao chegar em casa é higienizá-los com álcool 70%.

Se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara, pouco antes de sair

Em caso de pessoas com sintomas respiratórios ou de pessoas que tratam outros com estes sintomas a máscara se apresenta muito eficaz durante surtos de doenças virais para reduzir o contágio.

Evite utilizar o transporte público

As cidades já estão tomando providências para evitar contágios onde há muita circulação de pessoas, o transporte público por sua vez está com horário reduzidos ou até mesmo paralisado. Devido ao pequeno espaço de possível alta contaminação, o transporte público exige uma atenção maior do usuário.

Se sair com seu pet, tente evitar que se esfregue contra superfícies externas

Ao sair com seu pet tente guiá-lo por um caminho sem muitos objetos para interação. Lembrando de quando voltar sempre higienize bem as patas.

Leve lencinhos descartáveis e use-os para tocar as superfícies

Portas, maçanetas, botões de elevador e corrimões são alguns dos exemplos de superfícies de contato, nestes o risco de contaminação é alto pela diversa frequência de pessoas que entram em contato.

Amasse o lenço e jogue-o em um saco fechado dentro da lata de lixo

Após utilizado os lencinhos descarte-os em um saco fechado dentro da lata de lixo para evitar contaminação de terceiros.

Ao tossir ou espirrar, não utilize as mãos ou o ar

Dê preferência a parte interna do cotovelo neste caso, pois é uma área de pouca transmissão ao tocar em outras superfícies.

Evite usar dinheiro. Se necessário, imediatamente higienize suas mãos

O dinheiro carrega consigo um risco ao ser um papel de alta circulação, por isso, caso tenha que utilizar higienize a mãos após o contato.

Lave ou higienize suas mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície

Higiene suas mãos com álcool em gel ou lave-as com água e sabão se puder caso tenha tocado em qualquer objeto ou superfície que apresente risco.

Não toque seu rosto antes de higienizar suas mãos

As mãos, como explicado anteriormente, carregam consigo o potencial vírus. Portanto, higienize bem as mãos antes de tocar qualquer parte do seu rosto.

Mantenha distância das pessoas

Mantenha-se alerto evitando pequenos hábitos, como abraçar, sacudir as mãos ou qualquer outro contato que possa apresentar algum risco. 

Fonte Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba o que mudou no novo programa Casa Verde e Amarela

Proteja tudo que você batalhou para conquistar com o Seguro Conteúdo G3! 🔒

Mês da mulher na G3: Carina