Como sair de casa preparado para se prevenir do coronavírus

Homem lava mãos na torneira

Uma das medidas mais recomendadas e eficazes para conter a disseminação do COVID-19 é o isolamento social. Como o vírus é transmitido através das secreções, a quarentena continua sendo a melhor opção.
Mas nem sempre conseguimos seguir essa recomendação por causa de trabalho ou para fazer compras. Em vista disso, trouxemos a você uma série de protocolos de cuidados e prevenções ao sair de casa.

Prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis, correntinhas

Não é recomendado o uso destes objetos por serem canais de transmissão e muito difíceis de serem limpos periodicamente. Caso utilize-os, o ideal ao chegar em casa é higienizá-los com álcool 70%.

Se estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara, pouco antes de sair

Em caso de pessoas com sintomas respiratórios ou de pessoas que tratam outros com estes sintomas a máscara se apresenta muito eficaz durante surtos de doenças virais para reduzir o contágio.

Evite utilizar o transporte público

As cidades já estão tomando providências para evitar contágios onde há muita circulação de pessoas, o transporte público por sua vez está com horário reduzidos ou até mesmo paralisado. Devido ao pequeno espaço de possível alta contaminação, o transporte público exige uma atenção maior do usuário.

Se sair com seu pet, tente evitar que se esfregue contra superfícies externas

Ao sair com seu pet tente guiá-lo por um caminho sem muitos objetos para interação. Lembrando de quando voltar sempre higienize bem as patas.

Leve lencinhos descartáveis e use-os para tocar as superfícies

Portas, maçanetas, botões de elevador e corrimões são alguns dos exemplos de superfícies de contato, nestes o risco de contaminação é alto pela diversa frequência de pessoas que entram em contato.

Amasse o lenço e jogue-o em um saco fechado dentro da lata de lixo

Após utilizado os lencinhos descarte-os em um saco fechado dentro da lata de lixo para evitar contaminação de terceiros.

Ao tossir ou espirrar, não utilize as mãos ou o ar

Dê preferência a parte interna do cotovelo neste caso, pois é uma área de pouca transmissão ao tocar em outras superfícies.

Evite usar dinheiro. Se necessário, imediatamente higienize suas mãos

O dinheiro carrega consigo um risco ao ser um papel de alta circulação, por isso, caso tenha que utilizar higienize a mãos após o contato.

Lave ou higienize suas mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície

Higiene suas mãos com álcool em gel ou lave-as com água e sabão se puder caso tenha tocado em qualquer objeto ou superfície que apresente risco.

Não toque seu rosto antes de higienizar suas mãos

As mãos, como explicado anteriormente, carregam consigo o potencial vírus. Portanto, higienize bem as mãos antes de tocar qualquer parte do seu rosto.

Mantenha distância das pessoas

Mantenha-se alerto evitando pequenos hábitos, como abraçar, sacudir as mãos ou qualquer outro contato que possa apresentar algum risco. 

Fonte Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta para Claudinha pelos seus 20 anos de G3

Mês da mulher na G3: Tássia

Mês da mulher na G3: Fernanda Vaz