Cuidados com o novo coronavírus ao retornar para casa



Se puder fique em casa, a quarentena é uma ação necessária para proteção de si mesmo e também para aos outros, principalmente aos mais idosos do grupo de risco. Entretanto, diversos profissionais da saúde e agentes da segurança continuam trabalhando presencialmente e não podem realizar o home office trazendo consigo riscos. Com isso, trouxemos para você um protocolo de medidas a serem tomadas contra o vírus na entrada de casa.

Ao voltar para casa, não toque em nada, antes de se higienizar

Priorize a lavagem das mãos com água e sabão até a metade do pulso, deixe o álcool reservado para situações que estiver na rua.

Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica de roupas

Divida a casa em duas áreas, uma área de segurança e uma área de convivência. Feito isso a retirada de roupas pode ser feita nesta área de segurança, colocadas em um saco plástico no cesto de roupas. Lembre-se de lavar com alvejante, sendo recomendado na temperatura acima de 60º.

Tire os sapatos

Na mesma área de segurança citada anteriormente, retire os calçados e mantenha-os ali. Não fique de pés descalços, nesta área, deixe sempre algum chinelo para transição. 

Desinfete as patas do seu pet após passear com ele  

Para higienizar as patas dos pets é ideal que limpe com água e sabão, sem produtos a base de com álcool pois estes podem ferir a pele. 

Deixe a bolsa, carteira, chaves, etc, em uma caixa na entrada

 Reserve um espaço para os objetos de uso comum fora do ambiente de casa. Assim, entrando em contato com estes somente na entrada e saída.

Tome banho! Se não puder lave bem todas as áreas expostas

 Caso seja possível, realize a limpeza da casa de banho após o seu uso e também de utilizar toalhas e outros utensílios de higiene pessoal individualmente. No caso de não poder tomar banho, lave bem as áreas expostas como mãos, punhos, rosto, pescoço e etc.

Limpe seu celular e os óculos com sabão e água ou álcool

 Limpe bem os acessórios e não compartilhe-os com ninguém. Aparelhos eletrônicos em geral podem ser limpos com um pano úmido de microfibra com uma pequena quantidade de detergente ou álcool. 

Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar

 É recomendado limpar as embalagens como sacolas de compras e bolsas borrifando uma solução de água com alvejante (para cada 1L de água, utilize 20ml de alvejante).

Tire as luvas com cuidado, jogue-as fora e lave as mãos

Caso use luvas ou máscara (lembrando que o uso destas são majoritariamente para doentes) retire-as na área de segurança e faça seu descarte.
Levando em consideração os tópicos mencionados, lembre-se que não é possível fazer uma desinfecção total, objetivo é reduzir o risco de contágio da doença no ambiente familiar e de convivência conjunta. Para mais informações fique no site.
  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta para Claudinha pelos seus 20 anos de G3

Mês da mulher na G3: Tássia

Mês da mulher na G3: Fernanda Vaz