5 Dicas para economia de água na sua casa!


Diversas dicas para economizar água

O período de estiagem está afetando a todos nesse período e a economia de água é uma iniciativa fundamental de cada um de nós para o bem da sociedade que vivemos.

Existem diversas formas de economizar água no dia a dia com pequenas ações, como diminuir o tempo na hora do banho ou na lavagem da louça. Confira a seguir mais alguns truques que podemos utilizar nos ambientes comuns.

1 Uso de aeradores no bico das torneira 
Uma torneira convencional despeja de 5 a 20 litros/minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo de água – ou aeradores – no bico das torneiras, esse valor pode chegar a menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de pelo menos 60%.

 2 Uso de garrafas PET na caixa acoplada do vaso sanitário 
Uma única descarga pode gastar até 10 litros de água potável e alguns reais da sua conta no final do mês. Mas uma simples garrafa PET pode mudar tudo isso. Veja como:
Coloque uma garrafa PET com água, areia ou pequenas pedras, tampe-a e posicionei dentro do vaso da descarga, como na imagem abaixo. Assim, ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido.

Garrafa dentro da caixa de descarga

3 Tome banhos mais curtos
Em média, o tempo ideal para tomar banho seria de aproximadamente 5 minutos, caso não consiga chegar a esse tempo tente diminuir cada vez mais. Para ter uma ideia da economia, se cada pessoa de São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.

4 Mantenha a torneira fechada
Diversos casos do nosso cotidiano temos torneiras que podem ser fechadas enquanto realizamos outra ação, como na lavagem de louças, escovar os dentes, lavas as mãos entre outros.

5 Uso eficiente de equipamentos e utensílios que usam grande quantidades de água
Uma lavadora de roupas de 5 litros utiliza 135 litros de água a cada uso, deixa acumular a roupa para uma lavagem mais eficiente. Também temos que lembrar da mangueira com água corrente, seja para lavar o carro ou regar as plantas, prefira lavar o carro com um pano úmido e balde, por exemplo.  

Pratique esse exercício, observe onde é utilizado água em sua casa e como podemos fazer para reduzir o seu uso ou até evitar utilizar esse recurso tão valioso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta para Claudinha pelos seus 20 anos de G3

Mês da mulher na G3: Tássia

Mês da mulher na G3: Fernanda Vaz