5 Dicas para economia de água na sua casa!


Diversas dicas para economizar água

O período de estiagem está afetando a todos nesse período e a economia de água é uma iniciativa fundamental de cada um de nós para o bem da sociedade que vivemos.

Existem diversas formas de economizar água no dia a dia com pequenas ações, como diminuir o tempo na hora do banho ou na lavagem da louça. Confira a seguir mais alguns truques que podemos utilizar nos ambientes comuns.

1 Uso de aeradores no bico das torneira 
Uma torneira convencional despeja de 5 a 20 litros/minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo de água – ou aeradores – no bico das torneiras, esse valor pode chegar a menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de pelo menos 60%.

 2 Uso de garrafas PET na caixa acoplada do vaso sanitário 
Uma única descarga pode gastar até 10 litros de água potável e alguns reais da sua conta no final do mês. Mas uma simples garrafa PET pode mudar tudo isso. Veja como:
Coloque uma garrafa PET com água, areia ou pequenas pedras, tampe-a e posicionei dentro do vaso da descarga, como na imagem abaixo. Assim, ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido.

Garrafa dentro da caixa de descarga

3 Tome banhos mais curtos
Em média, o tempo ideal para tomar banho seria de aproximadamente 5 minutos, caso não consiga chegar a esse tempo tente diminuir cada vez mais. Para ter uma ideia da economia, se cada pessoa de São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.

4 Mantenha a torneira fechada
Diversos casos do nosso cotidiano temos torneiras que podem ser fechadas enquanto realizamos outra ação, como na lavagem de louças, escovar os dentes, lavas as mãos entre outros.

5 Uso eficiente de equipamentos e utensílios que usam grande quantidades de água
Uma lavadora de roupas de 5 litros utiliza 135 litros de água a cada uso, deixa acumular a roupa para uma lavagem mais eficiente. Também temos que lembrar da mangueira com água corrente, seja para lavar o carro ou regar as plantas, prefira lavar o carro com um pano úmido e balde, por exemplo.  

Pratique esse exercício, observe onde é utilizado água em sua casa e como podemos fazer para reduzir o seu uso ou até evitar utilizar esse recurso tão valioso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proteja tudo que você batalhou para conquistar com o Seguro Conteúdo G3! 🔒

Saiba o que mudou no novo programa Casa Verde e Amarela

Mês da mulher na G3: Carina