Lockdown em Pelotas: entenda como vai funcionar

No início desta semana a prefeita, Paula Mascarenhas, anunciou que a cidade de Pelotas passará por um período de lockdown entre às 20h de sábado (08), até o meio dia da terça-feira (11). A medida tem como objetivo, segundo a prefeita, mostrar a gravidade da situação em razão do coronavírus.

Pelotas está passando pelo seu pior período da pandemia, com o aumento do número de casos, mortes e também dos leitos para pacientes de covid-19 que está chegando na capacidade máxima. Dos 30 leitos disponíveis na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes adultos com o vírus, 28 estão ocupados, isso significa 93,3% da capacidade total.

O que significa o lockdown?

A palavra vem com a proposta de barrar mais radicalmente o avanço da Covid-19, diferente da prática do isolamento social que está sendo até então uma sugestão preventiva para as pessoas ficarem em casa.

Decretado o lockdown na cidade fica proibida a circulação das pessoas em vias públicas e também deslocamentos e viagens não necessárias. Os únicos deslocamentos permitidos nesse caso são de estabelecimentos considerados essenciais.

O que irá mudar?   

Os únicos estabelecimentos com permissão para funcionar durante esse período são farmácias, postos de gasolina (somente domingo, 09, vão ter que fechar), distribuidoras de gás, funerárias, hospitais e postos de saúde. Enquanto supermercados, comércio, bancos e lotéricas estarão fechados.

A medida veio com uma grande importância de mostrar a gravidade da situação após perceber uma diminuída adesão ao isolamento social pela comunidade. Por isso, a prefeita pede um esforço da população agora para organizar o sistema de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta para Claudinha pelos seus 20 anos de G3

Mês da mulher na G3: Tássia

Mês da mulher na G3: Fernanda Vaz